DISSE JESUS: "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. NINGUÉM VEM AO PAI, A NÃO SER POR MIM (João 14.6).

domingo, 6 de julho de 2008

GETSÊMANI - Uns poucos seguidores Ele ainda mantinha; mas, eles estavam tão abatidos... E havia o pressentimento que o tempo já estava cumprido.

Getsêmani
Renato Moura
Num momento Jesus clamou:
― Deus meu! Deus meu...
Ele era tão forte, mais do que a morte.
Ele, no passado, se sentira vigoroso, seguro...
Porém, ali o mundo se tornara tão agressivo, escuro.
Ele estivera tão decidido, inspirado;
mas, naquela hora experimenta a agonia;
e ele estava “tão” cansado!
Se existisse um outro modo, uma outra maneira;
um outro jeito, que a Deus fosse direito...
Então, Ele orou:
― Se for possível, passa de mim este cálice!
― Se for possível, passa de mim este cálice!
As boas-novas Ele pregara...Anunciando com palavras, sinais e maravilhas.Fez andar os coxos, deu vista aos cegos,liberdade aos cativos...Pão para comer e água para beber:aos homens, mulheres, filhos e filhas.Mas, a humanidade é obstinada e presunçosa;recalcitrante, revoltara-se outra vez...E bastava só um instante para retornarem aos descaminhos.E quantas vezes, envolvida por idéias insanas e ocas,abandonavam a fonte das águas cristalinas,e no engano, cavavam para si - cisternas rotas.Os três anos do Seu ministério, de repente,tornaram-se muito mais do que um mistério...
A sua estrutura humana gemeu, chorou e Ele clamou:

― Passa de mim este cálice!

Uns poucos seguidores o Mestre ainda mantinha.
Mas, eles estavam tão abatidos...
E havia um pressentimento que o tempo já estava cumprido.
Por livramento Ele ora... Não somente para aqueles,
mas, também, para os outros que viriam.
Implora para que o Seu amor permanecesse neles,
como Deus sempre quis, e ainda quer que seja.
Que o sacrifício, ao qual Ele se entregava,
confirmasse o vínculo da perfeição da Sua igreja.
Ele pede forças para que eles triunfassem nas provações.
E não caíssem nas tentações, nas armadilhas ou ciladas;
suplica por ajuda, para que no dia-a-dia,
eles superassem as lutas mais pesadas.
Aquele era o momento da aflição...
Ele Insiste, então, por sua própria paciência.
E pede a Deus ajuda, mais força e poder.
Mas, naquele instante percebe que os seus discípulos dormiam.
E que, embora Ele mesmo sentisse tanto frio...
Estava suando... Ele estava suando sangue!!!
Mesmo assim, tenazmente clama com fervor.
Para que o Pai o recebesse, acalentasse e lhe desse
a cobertura do Seu amor.
E que neutralizasse toda aquela dor horrível;
E que a Sua presença lhe fosse mais sensível,
concedendo-lhe um pouco de conforto,
naquelas horas derradeiras, ali mesmo, naquele horto
no Jardim das Oliveiras.
Porque o Seu coração estava angustiado em demasia.
E aquele momento era de solidão, tristeza e agonia.
Mesmo assim, ao Pai quis enaltecer – e obedecer!

E em aflição conclui a sua mais difícil oração:
― Pai...
DEUS meu! Deus meu!
Ele estava tão cansado...
― Se existe um outro modo, uma outra maneira, um outro jeito,
Que a ti pareça justo e direito, para selar a verdade;
Se, possível, passa de mim este cálice!
Contudo, não se faça a minha, mas, sim, a tua vontade!
© Pr. R. Moura – Publicação livre – se indicado o autor.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber se essa técnica ajuda com dores na coluna lombar e cervical,hérnia.Além disso estou sentindo dores musculares desconhecidas por mim até está idade 50 anos,estou a 40 dias sem poder fazer nada com dores no corpo todo, músculos e ossos.Tive uma esperança neste tratamento é aconselhado fazer, já que fiz outros tantos?

    ResponderExcluir
  2. Identifiquei hérnia de disco lombar e cervical em 2004, de lá para cá vim lidando bem com os sintomas,andava de moto o dia todo se precisasse, de carro todo o tempo e ainda tomava conta de uma Panificadora, as vezes trabalhava no caixa por longas horas, tudo bem doía tomava algum analgésico tudo bem. Só que agora em 2010 estou tendo dores insuportáveis, que só dá uma trégua de 3 a 4 horas quando tomo sedilax , depois volta tudo de novo,dores musculares que não consigo abrir um creme dental se tiver apertado, etc,dores em todas as juntas do corpo.Gostaria que alguém me ajudasse vivo escrevendo em artigos e sites relacionados para ver se alguém me dá uma luz.Estou sofrendo muito, obrigado.

    ResponderExcluir

O seu comentário sobre essa matéria será bem recebido.